segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Apresentação e objetivos

            O presente congresso  tem como objetivo aprofundar os estudos acerca do instituto do Licenciamento Ambiental, em uma abordagem multidisciplinar, procurando disseminar e aportar novos conhecimentos no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Licenciamento ambiental nas relações empresariais: aspectos teóricos e práticos sob o enfoque interdisciplinar econômico, gerencial e jurídico” cadastrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina –
PROPPG - UEL.
            O licenciamento ambiental é um instrumento clássico de comando e controle que visa promover o comando mundial de preservação da qualidade ambiental, vem sendo utilizado no Brasil desde o início do Século XX, mas que enfrenta atualmente um desafio de conseguir se alcançar os objetivos a que se propõe.
            Nota-se que se tem atribuído a tal instrumento um papel que não é o dele, como se fosse capaz de resolver a maioria das questões ambientais, quando na verdade, seu âmbito de atuação é restrito, devendo-se articulá-lo com outros instrumentos da PNMA – Política Nacional do Meio Ambiente.
            Tem-se verificado atualmente alguns questionamentos dos diversos segmentos envolvidos na questão.
            Por parte do setor produtivo, quanto à definição de parâmetros razoavelmente seguros que possam levar a um planejamento adequado de suas atividades.
            Por parte dos órgãos licenciadores, pode-se verificar a falta de estrutura técnica e pessoal para exercer as mais diversas atividades de licenciamento, envolvendo novas e antigas tecnologias. Quando não há este empecilho, a falta de conhecimento por parte das próprias empresas também pode dificultar uma adequada proteção ao meio ambiente.
            Este cenário não contribui para a efetivação de princípios inseridos no seio da sociedade, como a busca do meio ambiente equilibrado, o incentivo adequado à livre iniciativa e a solidariedade intra e intergeracional.
            Este evento pretende trazer para discussão alguns temas que se considera relevantes para uma melhor aplicação do licenciamento, tais como: quais as principais dificuldades por parte dos empreendedores e dos órgãos ambientais sobre a necessidade ou não de se obter o licenciamento ambiental; a definição da competência para definir qual é o órgão competente para o licenciamento; qual deve ser seu conteúdo, e como este fator influencia na própria sustentabilidade das empresas.


Miguel Etinger de Araújo Junior
Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário